Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Uma iniciativa

Fundação Santander

Em parceria

Correio da Manhã
cmTV
Um ímpeto de futuro

A Fundação Santander Portugal e o Correio da Manhã mostram o verdadeiro sentido de Transformar Vidas, com histórias reais. 

São vários os eixos que guiam o futuro de um país: a educação universal, a inclusão social, as preocupações ambientais, as emergências sociais são tão ou mais importantes que fatores puramente económicos ou políticos. A Fundação Santander Portugal surge para uma verdadeira transformação social, apoiando nestes quatro eixos pessoas individuais ou coletivas, num esforço comum de contribuição para um futuro melhor. Mais do que números, o objetivo da fundação é o de apoiar pessoas, numa análise detalhada das reais necessidades do país e de como poderá contribuir para esbater desigualdades, equilibrar os pratos da balança e dar verdadeiras oportunidades de crescimento. No projeto Transformar Vidas, em parceria com o Correio da Manhã, vamos conhecer os rostos por trás da transformação, histórias de pessoas que tiveram direito a uma oportunidade graças ao contributo da Fundação Santander Portugal.

Educação

É um dos pilares básicos da evolução, individual e coletiva, e um direito que se tem tentado universalizar em Portugal. Mas as desigualdades sociais, o contexto económico de cada agregado familiar ou a própria história e motivação de cada criança e jovem pode determinar o sucesso ou insucesso escolar. É por isso preciso não apenas apoiar a continuidade no ensino secundário e superior – que a Fundação Santander apoia através de várias iniciativas – mas também ir à raiz do problema, promovendo a inclusão e a literacia nas camadas mais jovens, criando estratégias de integração e de apoio às crianças e às suas famílias. Iniciativas como a Academia do Johnson ou a Academia Ten mostram-se eficazes na proteção de crianças desfavorecidas.  

Inclusão social

Esbater assimetrias passa, muitas vezes, por criar oportunidades e abrir espaço para o debate. Algumas minorias, como pessoas com deficiências físicas ou motoras, imigrantes ou pessoas em situação de vulnerabilidade social – pelo contexto socio-económico – necessitam de ações concretas que se foquem em abrir portas que, de outra forma, poderiam nunca acontecer. A Fundação Santander Portugal apoia várias instituições cujo foco é o acompanhamento de crianças e jovens em situação vulnerável, bem como a promoção do bem estar e a inclusão de pessoas com deficiência, de jovens a adultos, através de programas de empregabilidade que fomentam a autonomia.

Emergência Social

A Fundação Santander Portugal não é alheia a causas sociais emergentes, como as dificuldades que a pandemia trouxe a algumas famílias, o apoio alimentar a pessoas carenciadas, campanhas de recolha de sangue ou, mais recentemente, uma mobilização para reunir famílias ucranianas. Transformar Vidas, no presente e no futuro, é também perceber as necessidades mais imediatas e urgentes como sociedade, e agir de forma rápida e eficaz.

Ambiente 

A preocupação ambiental é um dos pilares da Fundação Santander Portugal, ciente de que o amanhã só se poderá construir com bases sólidas e que o planeta precisa de ser preservado. A Fundação associa-se a várias ações de reflorestação, tendo um papel ativo e positivo no impacto ambiental do país. Destaca-se também o apoio no Green fest Portugal, o maior festival de sustentabilidade,  que destaca as melhores ações nas vertentes social, económica e ambiental.

Regressar à Página Inicial